Matriz de Riscos: conheça as boas práticas internacionais para sua construção e uso

Francesco De Cicco

Diretor Executivo do QSP * Saiba mais                

julho 25, 2022


Uma matriz de riscos pode ser utilizada para diversos fins. A norma NBR IEC 31010:2021 fornece as boas práticas internacionais para a construção e uso da matriz de riscos, bem como seus pontos fortes e suas limitações. Confira a seguir.

More...

A matriz de riscos (ou matriz de probabilidade / consequência ou mapa de calor) é um meio de combinar classificações qualitativas ou semiquantitativas de consequências e probabilidades, a fim de produzir um nível de risco ou uma classificação de risco.

A matriz de riscos é comumente usada como uma ferramenta de triagem quando muitos riscos foram identificados. Por exemplo: para definir quais riscos necessitam de análise adicional ou mais detalhada, quais riscos necessitam primeiro de tratamento, ou quais riscos necessitam ser encaminhados a um nível gerencial mais alto. Também pode ser utilizada para ajudar a determinar se um determinado risco é amplamente aceitável ou não aceitável, de acordo com a zona em que o risco está localizado na matriz.

É muito frequente a matriz de riscos ser usada em situações onde não há dados suficientes para uma análise detalhada (ou a situação não permite tempo e esforço para uma análise mais minuciosa ou quantitativa). 

Além disso, uma forma de matriz de riscos também é usada para a análise de criticidade na FMECA - Análise de modos, efeitos e criticidade de falha - e em outras técnicas de análise de riscos como o HAZOP - Estudo de perigos e operabilidade e a SWIFT - Técnica estruturada “E se”.

Veja abaixo o que recomenda a norma internacional e brasileira NBR IEC 31010:2021 sobre a construção da matriz de riscos e sobre o seu uso, seus pontos fortes e suas (várias) limitações.

Para facilitar a leitura, clique aqui ou no botão superior do visualizador.

• E, para saber como selecionar e aplicar as demais técnicas para o processo de avaliação de riscos, acesse esta página.


Gestão de Riscos

Exame Nacional ISO 31000

Para obtenção da Certificação Profissional Internacional C31000 - Certified ISO 31000 Risk Management Professional

Certificação Profissional Internacional na ISO 31000

NÃO PERCA A DATA DOS PRÓXIMOS EXAMES!

Com simulado gratuito, ao vivo pela Internet, realizado 2 dias antes de cada Exame.

E, para agilizar o processo, acesse por aqui o formulário de pré-inscrição no Exame Nacional.

Mantenha-se Atualizado

Cadastre-se para acompanhar as novidades da plataforma ISO31000.net e para receber informações em 1ª mão sobre Gestão de Riscos, Auditoria, Compliance e QSMS.

Não perca NOSSOs próximos posts e Notícias

>