Repositório BowTie de Conhecimentos e Informações

Francesco De Cicco

Diretor Executivo do QSP * Saiba mais                

janeiro 23, 2022


O objetivo do Repositório BowTie do QSP é fornecer aos nossos leitores informações e conhecimentos básicos e avançados sobre a Metodologia BowTie (para análise de riscos e controles) e suas aplicações ao redor do mundo.

More...

Nosso Repositório foi lançado em 2019 e é um dos projetos do convênio firmado pelo QSP com a CGE Risk, da Holanda (atualmente, a CGE é parte integrante do grupo Wolters Kluwer).

O Repositório é atualizado periodicamente com artigos, apresentações, trabalhos acadêmicos e outros materiais, em português e inglês.

Programa BowTie de Análise de Riscos e Controles

Aberto a todos os interessados. 

Entre por aqui e participe gratuitamente!

Os artigos e materiais a seguir estão listados por ordem decrescente de sua data de publicação neste Repositório. 

Para saber mais sobre a Metodologia BowTie, acesse a Base de Conhecimentos da CGE / Wolters Kluwer - ou contate diretamente o QSP por aqui.

A visão do QSP sobre a metodologia BowTie (arquivo atualizado)

Repositório BowTie_QSP

Reproduzimos a seguir a visão do QSP sobre a "Análise BowTie Conectada aos Sistemas de Gestão", publicada anos atrás e agora atualizada e acrescida com o texto da nova norma NBR IEC 31010:2021 sobre o uso e os pontos fortes e limitações da Análise BowTie.

Para facilitar a leitura, clique aqui ou no botão superior do visualizador.

Automação de Processos e Análise BowTie - Oportunidades e Riscos para a Segurança e Saúde

Sistemas Robóticos e Análise BowTie

Com a evolução da robótica, surgem novos desafios e oportunidades para a área de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), permitindo a criação de benefícios e levando a riscos inteiramente novos.

No ambiente corporativo, obter informações referentes à interação dos trabalhadores com as máquinas e incluir novas descobertas científicas focadas em sistemas robóticos, têm ajudado a identificar influências importantes das novas tecnologias sobre riscos e oportunidades, bem como fatores relevantes para a robótica avançada.

Como então é possível utilizar esses fatores e descobertas tecnológicas para mapear os riscos e oportunidades mais relevantes para a área de SST? 

Leia aqui o artigo na íntegra (e baixe gratuitamente o diagrama BowTie que criamos para o evento "Perda da percepção de controle sobre o trabalho" na utilização de sistemas robóticos)...

A importância do conceito ALARP e como usá-lo para reduzir riscos

O Conceito ALARP na Gestão de Riscos

Uma das técnicas usadas para avaliar a significância dos riscos e presente na norma NBR IEC 31010:2021 é o conceito ALARP - As Low as Reasonably Practicable (Tão Baixo Quanto Razoavelmente Praticável).

De forma geral, o ALARP pode ser usado para decidir se um risco específico é tolerável ou aceitável, levando em consideração os custos associados à redução desse risco.

O conceito ALARP geralmente requer que o risco seja reduzido ao menor valor possível e pode indicar se o mesmo precisa ou não de tratamento, ajudando a priorizar os riscos.

Continue lendo...

Pondo fim à confusão entre Causas e Controles Preventivos

Análise BowTie_Causa ou Controle Preventivo

Um erro comum para usuários iniciantes da Análise BowTie é utilizar controles - ineficazes, inadequados ou inexistentes - para descrever as potenciais causas de um evento. Por exemplo, associá-las à "falha de X", "falta de Y" ou "ausência de Z", etc.

A forma mais rápida para corrigir esse equívoco seria reclassificar essas "causas" de forma positiva, de modo que estas se enquadrem na descrição de um controle preventivo. Por exemplo, “falha de freio” torna-se “utilização do freio”. “Falta de treinamento” torna-se “treinamento em direção defensiva”. “Ausência de EPI (Equipamento de Proteção Individual)” torna-se “uso de EPI”. 

No entanto, essas alterações geram alguns questionamentos, que afetam o entendimento e a qualidade da avaliação dos riscos (...).

Continue lendo.

Vislumbrando o Futuro das Análises de Riscos (utilizando 'Big Data' e Análise BowTie)

Vislumbrando o Futuro - Big Data e Análise BowTie

Apresentamos com exclusividade para os nossos leitores uma técnica semiautomatizada para classificar relatórios de incidentes (ou quase acidentes, 'close calls' em inglês) em conjunto com a Análise BowTie.

O método, que foi desenvolvido pela Universidade de Huddersfield, do Reino Unido, utiliza técnicas de processamento de linguagem natural para classificar os relatórios de incidentes ocorridos na indústria ferroviária do Reino Unido, de acordo com os caminhos das ameaças mostrados em diagramas BowTie.

O método permite a categorização de um número muito grande de documentos de texto não estruturado, em que as informações relacionadas à segurança não foram extraídas anteriormente devido à inviabilidade de análise por leitores humanos.

O trabalho abre espaço para a análise assistida por computador de bancos de dados baseados em texto (banco de dados de segurança e riscos) e dá um passo à frente na introdução da análise de dados ('data analytics') no domínio da Segurança e da Gestão de Riscos.

Diversos especialistas especulam que abordagens como essa podem ser obrigatórias para a Gestão da Segurança no futuro...

Entre por aqui para acessar e baixar o 'paper' da Universidade de Huddersfield na íntegra, em inglês - ou role a tela do visualizador abaixo.

Impulsionando a Cultura de Segurança com a Análise BowTie

Cultura de Segurança e Análise BowTie

Apesar de ser amplamente difundida entre as organizações, várias indústrias podem se beneficiar da Análise de Riscos BowTie também para solucionar problemas relacionados à Cultura de Segurança, os quais têm sido alvo de inúmeros debates recentes.

Uma cultura de segurança forte e positiva possibilita que todos os funcionários realizem suas funções no momento correto, o que depende de uma boa comunicação. Ao tornar essa comunicação visual, a BowTie ajuda as equipes a compreender os eventos de risco, suas possíveis causas e consequências e a avaliar o impacto das ações da equipe sobre os consumidores, a organização e sobre os próprios funcionários.

Entre aqui e leia o artigo na íntegra.

Matrizes de Riscos: como superar suas limitações nas avaliações de riscos

Matriz de Riscos - exemplo QSP

Apesar de ser utilizada em inúmeras aplicações, a Matriz de Riscos* possui importantes limitações que devem ser consideradas. Suas principais limitações, descritas na nova norma NBR IEC 31010:2021, estão listadas aqui

A maioria dessas limitações pode ser atenuada utilizando a Matriz de Riscos em conjunto com outras ferramentas (como, por exemplo, a Análise BowTie).

Afinal, é fundamental que os riscos, suas consequências e probabilidades estejam definidos adequadamente, para que assim se obtenham classificações semelhantes, se não idênticas, fornecidas por equipes diferentes!

(*) A Matriz de Riscos também é conhecida por Matriz de Consequência / Probabilidade ou Mapa de Calor.

Continue lendo o artigo...

Certificação Profissional na ISO 31000 - Tudo o Que Você Precisa Saber

Assista ao vídeo e baixe os slides...

Elementos de um Diagrama BowTie (para Análise de Riscos e Controles): baixe o arquivo!

Clique aqui para baixar o diagrama.

Aplicabilidade das Técnicas de Avaliação de Riscos (e qual delas devo usar?)

Técnicas para o Processo de Gestão de Riscos - NBR IEC 31010 2021

Uma classificação interessante adotada na nova NBR IEC 31010:2021, semelhante à existente na versão anterior da norma, mostra a aplicabilidade de uma determinada técnica em cada etapa do processo de avaliação de riscos.

As mais de 40 técnicas abordadas na nova norma, incluindo a Análise BowTie, estão listadas na tabela apresentada neste artigo.

Qualidade e Gestão de Riscos na implementação das vacinas contra a COVID-19

COVID-19 - Qualidade e Gestão de Riscos - Vacinas

Os Princípios da Qualidade têm orientado o desenvolvimento do setor privado e a aprovação rápida, nos Estados Unidos, pela Food and Drug Administration (FDA), de vacinas contra a COVID-19.

Enquanto os processos típicos de desenvolvimento e aprovação de vacinas levam em torno de 12 anos, o novo coronavírus foi descoberto em populações humanas somente há 18 meses. Sendo assim, como a Indústria da Qualidade e a FDA responderam tão rapidamente à essa demanda mundial?

Além da maior eficiência dos processos relacionados à Qualidade e à distribuição das vacinas, destaca-se o importante papel da Gestão de Riscos ao longo de todas as etapas, atuando desde a produção e transporte das doses, até a administração e preparação de centros hospitalares.

Continue lendo...

Análise de Causa-Raiz: processo, aplicações e recomendações importantes

O Processo de Análise de Causa-Raiz (RCA)

Durante o processo de gestão de riscos, uma das principais técnicas utilizadas para identificar e compreender as causas dos cenários de risco é a Análise de Causa-Raiz (Root Cause Analysis ou RCA). A RCA está descrita na norma IEC 62740:2015 e refere-se a qualquer processo sistemático que identifica fatores que contribuem para a ocorrência de um evento (focal ou principal).

A RCA é usada para analisar a causa ou as causas-raízes tanto de eventos com impactos positivos, quanto de eventos com efeitos negativos, sendo mais comumente empregada na análise de falhas e incidentes. A natureza das causas de tais eventos pode variar, incluindo processos e técnicas de projetos, características organizacionais, aspectos humanos e eventos externos.

Além disso, a RCA serve para investigar as causas de não conformidades de sistemas de gestão, bem como para analisar falhas relacionadas à manutenção ou a testes de equipamentos.

Continue lendo...

Um Novo Método para Avaliar a Eficácia de Controles

Árvore de Decisões para Analisar a Eficácia de Controles

Uma das etapas mais importantes do processo de gestão de riscos, particularmente durante o tratamento e monitoramento de riscos, é estabelecer a eficácia dos controles.

Existem diversos métodos para identificar e analisar criticamente os controles atuais e potenciais, alguns dos quais examinam a eficácia individual de cada controle. Da mesma forma, algumas organizações preferem avaliar a eficácia de conjuntos de controles para prevenir a ocorrência de um evento de risco ou atenuar suas consequências.

Uma alternativa complementar à Análise BowTie para avaliar a eficácia dos controles consiste em um método de 4 etapas para selecionar e otimizar os controles críticos de uma organização.

Continue lendo... 

BowTie: uma proposta de solução para o DPIA (Data Protection Impact Assessment)

No contexto da GDPR/LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados

Para facilitar a leitura, clique aqui ou no botão superior do visualizador.

Treine as equipes de sua organização na Análise BowTie de Riscos e Controles. Solicite uma proposta ao QSP!

Novo App ISO 31000.net 

Aprenda e teste seus conhecimentos sobre a ISO 31000 de Gestão de Riscos

App ISO31000.net 2022

Você poderá também fazer no app um simulado (pré-teste) do Exame Nacional ISO 31000 de Gestão de Riscos e saber quantos pontos você obteve. Teste seus conhecimentos!

Baixe no seu celular o novo app ISO 31000.net nas lojas:

# Google Play (para Android)

# App Store (para iPhone)

Ou use o respectivo QR Code da imagem acima.

Participe do nosso Novo Grupo no LinkedIn sobre a Análise BowTie

Grupo Análise BowTie no LinkedIn

O objetivo principal do nosso grupo no LinkedIn é apresentar e discutir conhecimentos e informações sobre Análise de Riscos e Controles utilizando a Metodologia BowTie, bem como suas aplicações nas áreas de QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional), Auditoria, Controles Internos e temas afins.

Para participar, acesse aqui e inscreva-se!

Qual técnica de análise de riscos é mais eficaz: HAZOP ou BowTie?

Qual técnica de análise de riscos é mais eficaz?

Uma das técnicas para identificação e análise de riscos amplamente utilizada na Gestão de Riscos e também presente na norma IEC 31010:2019 é o HAZOP - Hazard and Operability Study ou Estudo de Perigos e Operabilidade.

Neste artigo, mostramos como a Análise BowTie pode aprimorar o HAZOP, criando cenários de riscos mais completos e fáceis de comunicar dentro da organização.

Leia aqui o artigo completo e baixe e estude o exemplo de HAZOP convertido para BowTie que preparamos !!

Treine as equipes de sua organização na Análise BowTie de Riscos e Controles. Solicite uma proposta ao QSP!

Transformando Riscos em Imagens Visuais Fáceis de Entender

Análise BowTie - Transformando Riscos em Imagens Visuais Fáceis de Entender

Assista aos Vídeos e Baixe os Slides da nossa 'Live', que abordou os seguintes tópicos: 

# O Poder das BowTies;
# Objetivos da Análise BowTie;
# Alinhamento da BowTie com a ISO 31000;
# A BowTie Aplicada em Toda a Organização;
# Como Desenvolver uma BowTie em Equipe;
# Registros e Matrizes de Riscos X Análise BowTie;
# Aplicação no Software BowTieXP.

ENTRE POR AQUI E CONVIDE OUTRAS PESSOAS DE SUA EMPRESA PARA CONHECEREM OS BENEFÍCIOS DA METODOLOGIA BOWTIE E PARA APLICÁ-LA EM TODA A ORGANIZAÇÃO!

Como Estimar o Desempenho dos Controles na Gestão de Riscos?

Desempenho de Controles na Gestão de Riscos

Durante os processos de análise e avaliação de riscos, há um momento em que as organizações buscam estimar o desempenho dos controles existentes. Geralmente, essa etapa ocorre na avaliação final do nível de risco, utilizando uma matriz de riscos, que avalia o risco residual (após a implementação das medidas de tratamento de riscos) e o compara ao seu nível mínimo aceitável (ALARP - As Low as Reasonably Practicable).

No entanto, como é possível executar proativamente uma avaliação qualitativa do desempenho de um controle, quando há pouca ou nenhuma informação disponível, seja por meio de análises de incidentes como de auditorias ou inspeções?

Entre aqui para saber...

[Acesso gratuito] Plataforma de Riscos relacionados à COVID-19 

Plataforma de Riscos relacionados à COVID-19

A CGE Risk, da Holanda (conveniada com o QSP), criou uma plataforma de riscos relacionados à Covid-19 em BowTie na solução em nuvem BowTieServer.

Caso você tenha interesse em explorar a plataforma, basta preencher o formulário clicando no botão laranja na página (após clicar no botão laranja, fique à vontade para inserir nos Comentários que gostaria de obter suporte gratuito do QSP, em Português).

# Entre aqui para acessar a página traduzida automaticamente para o Português.

# Entre aqui para acessar a página original em inglês.

Aprimore sua Auditoria Baseada em Riscos com o AuditXP

Auditoria Baseada em Riscos com o AuditXP

Nos últimos tempos, a Auditoria Baseada em Riscos (ABR) tem ganhado destaque nas organizações, devido ao seu potencial para avaliar a eficácia dos controles existentes e aprimorar o desempenho dos sistemas de gestão.

A ABR fornece uma abordagem sistemática para a gestão de riscos de qualquer natureza, incluindo os relacionados às áreas de QSMS.

Nossa proposta é que as empresas desenvolvam cenários de risco que possam ser visualizados e gerenciados, utilizando a metodologia BowTie. Para controlar esses riscos, mantendo-os em níveis aceitáveis, são introduzidos então controles (preventivos e reativos) em cada cenário. 

Para garantir que os controles funcionem como deveriam, é necessário implementar medidas que assegurem a eficácia dos mesmos como, por exemplo, atividades de planejamento, treinamento, manutenção, inspeção, etc. Nesse sentido, o software AuditXP surge como uma ferramenta fundamental, facilitando todas as etapas da auditoria.

Continue lendo...

Treine as equipes de sua organização na Análise BowTie de Riscos e Controles. Solicite uma proposta ao QSP!

Cuidados ao Receber suas Compras via Delivery - baixe e compartilhe o diagrama BowTie

BowTie_Cuidados ao Receber suas Compras via Delivery

Tempos difíceis requerem cuidados extremos com a saúde. Se ainda há muitas incertezas sobre os desdobramentos da crise socioeconômica provocada pela COVID-19 e até quando ela irá durar, também há espaço para repensarmos nossos hábitos e reduzirmos o risco de propagação do vírus.

Ao receber compras via delivery, diversos cuidados devem ser tomados, conforme mostra o exemplo que criamos aplicando a metodologia BowTie.

Neste novo artigo que publicamos, você poderá baixar e compartilhar o diagrama BowTie com a análise de riscos "Combate à COVID-19 nas compras diárias". Poderá também fazer o download gratuito do software BowTieXP e começar a criar suas próprias BowTies!

E, claro, coloque em prática as medidas sugeridas!

Como a COVID-19 pode ocorrer e se desenvolver em sua organização - Uma aplicação da Análise BowTie

Como a COVID-19 pode ocorrer e se desenvolver_Diagrama BowTie

Colaboração de Fernando Fibe De Cicco para as empresas que tiveram (ou terão) algum funcionário infectado pelo coronavírus.

Acesse por aqui o artigo e compartilhe o diagrama BowTie sobre a COVID-19 com seus amigos e na sua organização!

Convertendo Registros de Riscos em Poderosas BowTies [assista ao vídeo e leia o artigo]

Planilhas de riscos em Excel, geralmente, são incompletas e não permitem visualizar adequadamente todas as características de um determinado risco (de segurança, ambiental, financeiro, de compliance, etc.). 

Conheça no vídeo acima o poder de comunicação da metodologia BowTie e do software BowTieXP, e saiba como converter um registro de riscos (risk register) estático em um diagrama BowTie dinâmico e de fácil e rápida compreensão por todas as pessoas envolvidas.

Para baixar as imagens e o diagrama BowTie mostrados no vídeo, acesse este artigo.

ISO 31000 e a Metodologia BowTie

Repositório BowTie_QSP

Série de artigos (em inglês) sobre a implementação do processo de Gestão de Riscos estabelecido na norma ISO 31000, do ponto de vista da metodologia BowTie e das ferramentas do portfólio da CGE Risk Management Solutions.

Links:

Treine as equipes de sua organização na Análise BowTie de Riscos e Controles. Solicite uma proposta ao QSP!

Vídeos do Webinar sobre a Análise BowTie (realizado pelo QSP em 10 de dezembro de 2019)


E Resultados da 1ª Pesquisa Nacional sobre a Metodologia BowTie.


Webinar QSP - BowTie

# VÍDEO 1 - Análise de Riscos e Controles com a Metodologia BowTie (do Básico ao Avançado);

# VÍDEO 2 - Resultados da 1ª Pesquisa Nacional sobre a Metodologia BowTie de Análise de Riscos;

# VÍDEO 3 - Apresentação do Software BowTieXP;

# VÍDEO 4 - Repositório BowTie de Conhecimentos e Informações.

Entre por aqui para acessar os 4 vídeos.

Você realmente sabe o que é Risco? (não confunda Risco com Nível de Risco…)

Definição de Risco e Outros Conceitos

O que é Risco?... Esta é uma das frases mais procuradas na web. Neste post (com vídeo), pretendemos esclarecer em definitivo como Risco é definido e entendido nas novas normas internacionais ISO 31000:2018 e IEC 31010:2019. Entre por aqui...

Livro Conceitual sobre a Metodologia BowTie

Repositório BowTie_QSP

Já se encontra na biblioteca do QSP o livro 'BowTies in Risk Management - A Concept Book for Process Safety', publicado recentemente pelo CCPS - Center for Chemical Process Safety em conjunto com o EI - Energy Institute, dos Estados Unidos.

Pré-visualize a seguir (ou por aqui) o novo livro - que também será utilizado pelo QSP como referência em seus projetos de BowTie, inclusive indo muito além da indústria de processos...

Resumo do Livro

Apresentação em PowerPoint preparada pela CGE e DNV GL no final de 2018, antes da publicação definitiva do livro 'BowTies in Risk Management - A Concept Book for Process Safety' ...

Se preferir, entre por aqui para acessar a apresentação.

Treine as equipes de sua organização na Análise BowTie de Riscos e Controles. Solicite uma proposta ao QSP!

Segurança do Paciente - Projeto Healthcare

Repositório BowTie_QSP

Este projeto foi criado com o objetivo de introduzir a Análise BowTie na área da Saúde e incentivar as organizações desse setor, como hospitais, a realizarem avaliações proativas de riscos. 

No site do projeto, há diversos exemplos ilustrativos de aplicação das bowties na área médica [link].

Segurança da Informação - Exemplo

Repositório BowTie_QSP

No artigo 'QSMS e Gestão de Riscos: aplicações e vantagens da Análise BowTie', publicado recentemente no nosso Blog 'QSMS e Normas ISO', apresentamos um exemplo em português de aplicação da BowTie na área de Segurança da Informação [link].

Os três documentos a seguir estão referenciados no texto sobre a Análise BowTie na nova norma IEC 31010:2019.

Lições aprendidas no mundo real com a aplicação do método BowTie 

Repositório BowTie_QSP

LEWIS, S., SMITH, K., Lessons learned from real world application of the bow-tie method. 6th AIChE. Global Congress of Process Safety, 2010, San Antonio, Texas... (acesse aqui ou o visualizador abaixo).

Gerenciando barreiras e controles

Repositório BowTie_QSP

HALE, A., GOOSSENS, L., ALE, B., et. alii. Managing safety barriers and controls at the workplace. In Probabilistic safety assessment and management. Editors SPITZER, C., SCHMOCKER, U., DANG, V. N. Berlin: Springer; 2004. pp. 608–13... (acesse aqui ou o visualizador abaixo).

Análise de Cenários e BowTie

Repositório BowTie_QSP

MCCONNELL, P. and DAVIES, M. Scenario Analysis under Basel II ... (acesse aqui ou o visualizador abaixo).

Treine as equipes de sua organização na Análise BowTie de Riscos e Controles. Solicite uma proposta ao QSP!

A visão do QSP sobre a metodologia BowTie (arquivo atualizado)

Repositório BowTie_QSP

Reproduzimos a seguir a visão do QSP sobre a "Análise BowTie Conectada aos Sistemas de Gestão", publicada anos atrás e agora atualizada e acrescida com o texto da nova norma NBR IEC 31010:2021 sobre o uso e os pontos fortes e limitações da Análise BowTie.

Para facilitar a leitura, clique aqui ou no botão superior do visualizador.

O Repositório BowTie do QSP (lançado em outubro/2019) é uma das iniciativas resultantes do convênio que firmamos com a CGE Risk / Wolters Kluwer, da Holanda.

Não perca NOSSOs próximos posts e Notícias

>