Aplicabilidade das Técnicas de Avaliação de Riscos (mas qual delas devo usar?)

Francesco De Cicco

Diretor Executivo do QSP * Saiba mais                

setembro 4, 2021


Neste artigo, mostramos como as técnicas mais usadas para avaliar riscos deveriam ser aplicadas, seguindo a classificação estabelecida na nova norma internacional e brasileira NBR IEC 31010:2021. A tabela com mais de 40 técnicas, que apresentamos a seguir, resume bem como aplicá-las!

More...

A nova NBR IEC 31010:2021 - equivalente à norma internacional IEC (ISO) 31010, de 2019, e 'irmã siamesa' da ISO 31000:2018 de Gestão de Riscos - fornece orientação sobre a seleção e aplicação de várias técnicas que podem ser usadas para ajudar a melhorar a forma como a incerteza é levada em consideração e para ajudar a compreender os riscos.

As técnicas descritas na NBR IEC 31010:2021 são usadas nas etapas do processo de avaliação de riscos (que engloba a identificação, análise e avaliação de riscos) e, de forma mais geral, sempre que houver necessidade de compreender a incerteza e seus efeitos.

Conforme discutimos em outro artigo, esse processo de avaliação de riscos é parte integrante do processo de gestão de riscos definido na ISO 31000...

Como as técnicas deveriam ser aplicadas

Uma classificação interessante adotada na nova NBR IEC 31010:2021 (semelhante à existente na versão anterior da norma) mostra a aplicabilidade de uma determinada técnica em cada etapa do processo de avaliação de riscos, abrangendo os seguintes elementos:

• identificação de riscos.
• análise de riscos, compreendendo: análise de consequências; determinação qualitativa, semiquantitativa ou quantitativa de probabilidades; e determinação do nível de risco.
• avaliação de riscos (risk evaluation), ou seja, apoio a decisões frente aos critérios de risco estabelecidos para determinar onde é necessária ação adicional. 

Para cada etapa do processo de avaliação de riscos (risk assessment), cada técnica é classificada como Aplicável, Fortemente Aplicável ou Não Aplicável. As mais de 40 técnicas abordadas na nova norma estão listadas na tabela abaixo.

A nova tabela

Apresentamos especialmente para os nossos leitores a Tabela A.3 da nova NBR IEC 31010:2021. Colocamos as técnicas em ordem alfabética e introduzimos, na tabela com a versão oficial da norma em português, outros pequenos ajustes editoriais que consideramos necessários.

Para facilitar a leitura, clique aqui ou no botão superior do visualizador.

Mas qual dessas técnicas é a mais indicada para o seu caso?

Para saber de forma rápida e eficaz qual é a técnica que mais atende às suas necessidades, o QSP desenvolveu o Aplicativo Risk Selector 31010, que automaticamente seleciona e recomenda a técnica de avaliação de riscos mais indicada para cada caso, tendo por base a nova NBR IEC 31010:2021.

O Risk Selector 31010 é distribuído gratuitamente aos participantes do Curso "Nova NBR IEC 31010:2021 - AVALIAÇÃO DE RISCOS - Seleção de Ferramentas e Técnicas de Risk Assessment", e custa R$ 390,00 para todos os demais interessados no aplicativo (saiba mais).

Mantenha-se Atualizado

Cadastre-se para acompanhar as novidades da plataforma ISO31000.net e para receber informações em 1ª mão sobre Gestão de Riscos, Auditoria, Compliance e QSMS.

Tire Suas Dúvidas *** Fale Conosco

Nome
E-mail
Mensagem
0 of 350
>