Um bom exemplo de organização que está em busca de níveis mais elevados de desempenho de sua estrutura de Gestão de Riscos é a FORLUZ. A Fundação Forluminas de Seguridade Social está na reta final do projeto de implantação das normas ISO 31000 e QSP 31000 de Gestão de Riscos e é o destaque deste último post de 2016 aqui no blog.
A FORLUZ é o fundo de pensão dos funcionários da CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais e está entre os oito maiores fundos do Brasil, com ativos financeiros que somam atualmente cerca de R$ 13 bilhões.
Em junho deste ano, comentei neste post, além do início do projeto de implantação da ISO 31000 e da QSP 31000 na FORLUZ, o caso de outro fundo de pensão em destaque: a FAELBA – Fundação Coelba de Previdência Complementar. Vale a pena recordá-los acessando o link indicado…
GR Avançada
O Anexo A (Atributos de uma gestão de riscos avançada) da norma ISO 31000 fornece informações adicionais para as organizações que desejam gerenciar riscos de forma mais eficaz. Esse Anexo traz indicadores tangíveis e cinco atributos fundamentais que representam um nível alto de desempenho para gerenciar riscos. Tais atributos são os seguintes:
- Melhoria contínua;
- Responsabilização integral pelos riscos;
- Aplicação da gestão de riscos em todas as tomadas de decisão;
- Comunicação contínua; e
- Integração total na estrutura de governança da organização.
Visando a atingir níveis mais altos de desempenho na Gestão de Riscos, a FORLUZ redesenhou seu Sistema de Gestão de Riscos, relatando para suas partes interessadas internas e externas, na edição de dezembro/2016 da Revista LUME, as principais etapas do projeto desenvolvidas nos últimos 6 meses com apoio técnico do QSP e da norma QSP 31000:2016.
No visualizador abaixo, separei a reportagem da revista que mostra o caminho percorrido pela FORLUZ até aqui.
Apoio do QSP
A norma QSP 31000 pode ser utilizada somente por empresas associadas e/ou clientes do QSP. Entretanto, o nosso Centro oferece uma ampla gama de serviços em Gestão de Riscos para qualquer tipo de organização – pública ou privada – interessada em capacitar seus colaboradores ou que esteja em busca de uma GR mais avançada. Dentre esses serviços, destacam-se os seguintes:
- Curso Prático Aplicado – ISO 31000 [link]
- Gestão de Riscos Avançada [link]
- Preparação de Facilitadores de Riscos [link]
- Administração Pública – Gestão de Riscos e Auditoria [link]
- COSO 2013 Integrado à ISO 31000 [link]
- Ferramentas e Técnicas de Avaliação de Riscos – ISO/IEC 31010 [link]
- Exame Nacional e Certificação na ISO 31000 de Gestão de Riscos [link]
- (…)
Feliz Ano Novo
Com este post, estou me despedindo dos caros leitores neste ano tão turbulento que, certamente, entrará para a história. O Ano Novo que está se aproximando será um grande desafio, não só para os brasileiros como também para os demais povos do mundo, com enormes incertezas – e níveis de risco crescentes…
Agradeço a vocês pela audiência e desejo a todos um Feliz Natal e um Ótimo 2017!