Guia Prático de Gestão de Riscos (exemplo completo de aplicação da ISO 31000)

Francesco De Cicco

Diretor Executivo do QSP * Saiba mais                

janeiro 20, 2019


Exemplo ilustrativo de GUIA PRÁTICO de Gestão de Riscos baseado na norma internacional ISO 31000, aplicável tanto na administração pública como em empresas privadas.

More...

O Guia Prático que separei para os leitores do blog é utilizado por órgãos e entidades públicas do Estado de Victoria, na Austrália.

Embora em inglês, é um interessante exemplo ilustrativo de como a Gestão de Riscos (ISO 31000) pode ser adaptada e implementada em organizações de todos os tipos e de qualquer setor de atividade.

O Guia Prático foi desenvolvido pela VMIA - Victorian Managed Insurance Authority - para apoiar a estrutura de gestão de riscos do governo local e ajudar os departamentos e órgãos públicos a cumprir suas obrigações e responsabilidades relacionadas a risco.

A comunidade do Estado de Victoria, na Austrália, como de resto de qualquer outro País, espera que o governo seja vigilante, isto é, que esteja alerta e responda a toda a gama de potenciais danos à segurança e bem-estar de seus cidadãos.

A fim de atender a essa expectativa e atingir os seus objetivos estratégicos, o governo victoriano entende que deve estar preparado adequadamente para abordar os riscos do setor público. Na verdade, o governo precisa dos órgãos da administração pública para ser produtivo, inovador e eficiente, antecipando-se e gerenciando os riscos que podem afetar a entrega de sua agenda política...

O governo de Victoria quer se assegurar de que o setor público pode prestar serviços relevantes à comunidade e que, entre outros objetivos:

• entende e gerencia os riscos a que está exposto;

• aplica bem o dinheiro arrecadado com impostos no tratamento dos riscos...

O Guia Prático apresentado a seguir pode ser devidamente adaptado e aplicado a qualquer tipo de organização (se precisar, contate o QSP)!

Para facilitar a leitura, clique aqui ou no botão superior do visualizador.


Conheça também...

A Instrução Normativa Conjunta nº 1 para o Governo Federal do Brasil

A Instrução Normativa Conjunta CGU/MP nº 01, de autoria da Controladoria Geral da União (CGU) e do Ministério do Planejamento (MP), é o primeiro documento que dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo federal. Veja aqui.

gestão de riscos na administração pública

ISO 31000 - Gestão de Riscos na Administração Pública

Confira os detalhes do nosso Curso "Administração Pública - Capacitação em Gestão de Riscos e Auditoria Baseada em Riscos - ISO 31000:2018", mais uma exclusividade do QSP.

Curso Gestão de Riscos na Administração Pública - ISO 31000

ISO 31000:2018 - Capacitação em Gestão de Riscos e Auditoria Baseada em Riscos - Certified ISO 31000 Risk Management Professional

Primeiro curso do Brasil sobre a ISO 31000 com Certificação Profissional Internacional dos participantes aprovados. Veja aqui.

Capacitação ISO 31000:2018

Certificação de Organizações em Gestão de Riscos

Como uma organização pode se certificar em Gestão de Riscos se a norma de referência mundial nessa área, a ISO 31000, não se destina a esse fim?  Confira aqui.

Certificação de Empresas em Gestão de Riscos - QSP 31000

Não perca NOSSOs próximos posts e Notícias

>