Conceitos e planilhas de análise de riscos são confusos em sua empresa?

Francesco De Cicco

Diretor Executivo do QSP * Saiba mais                

fevereiro 14, 2020


Conceitos e planilhas sobre riscos e análise de riscos, na maioria das empresas, lembram o famoso 'samba do afrodescendente doido'. E, na sua organização, como são?

More...

É significativa a confusão conceitual (existente em todo o mundo, aliás) sobre diversos termos relacionados à Gestão de Riscos.

A ideia central deste post é chamar a atenção do leitor para o entendimento correto de termos e conceitos básicos sobre riscos que, se não forem adequadamente compreendidos, dificilmente serão praticados de forma apropriada na empresa, podendo causar sérios problemas e perdas para a organização e suas partes interessadas.

Para começar, faça a seguinte autoavaliação:

Na sua empresa, os termos abaixo são entendidos e aplicados uniformemente e de acordo com boas práticas e normas reconhecidas mundialmente, como a ISO 31000, a ISO/IEC 31010 e o ISO Guia 73?

# Risco, Mentalidade de Risco;

# Perigo, Aspecto, Modo de Falha, Ameaça, Oportunidade, Fonte de Risco;

# Causa, Evento, Efeito, Consequência, Impacto; 

# Significância, Criticidade, Nível de Risco; 

# Apetite pelo Risco, Atitude Perante o Risco, Critérios de Risco;

# E estes termos em inglês: Safety, Security, Hazard, Risk Source, Danger, Threat, Opportunity, Probability, Likelihood, Evaluation, Assessment…?

PS: leia este artigo e assista ao vídeo para uma melhor compreensão de alguns dos termos aqui listados.

Uma evidência objetiva de como estes termos estão sendo usados nas empresas e instituições (e que parece ser o ‘samba do afrodescendente doido’ na Gestão de Riscos) são as Planilhas de Análise de Riscos que abundam na internet…

Isso leva a uma outra questão correlacionada:

Quais ferramentas e técnicas deve-se utilizar então para o processo de gestão de riscos e de risk assessment?

Para ajudar a responder essa questão com a necessária profundidade, o QSP oferece a todos os interessados o Curso sobre a Nova IEC 31010 e o inédito aplicativo 'Risk Selector 31010' (que inclui a norma IEC 31010:2019)...

E leva também a esta reflexão:

Como aprimorar os registros e análises de riscos existentes atualmente nas organizações?

Visando criar um produto inovador, o QSP está transformando planilhas em Excel de análises de riscos e 'risk registers' (registros / cadastros de riscos, que normalmente são 'estáticos', pois são atualizados apenas de tempos em tempos) em BowTies e 'risk registers de BowTies', altamente dinâmicos e com grande poder de comunicação a todas as partes interessadas.

Se essa for também uma necessidade na sua empresa e você quiser saber como se livrar do ‘samba do afrodescendente doido’ na Gestão de Riscos:

# envie uma mensagem por aqui ao QSP e explique-nos sua necessidade;

# inscreva sua organização no nosso programa gratuito sobre a metodologia BowTie (isso mesmo, é gratuito!! - confira aqui). 


Tire Suas Dúvidas *** Fale Conosco

Nome
E-mail
Mensagem
0 of 350
>