Auditoria Baseada em Riscos (ABR): por que sua organização deve implementá-la

Francesco De Cicco

Diretor Executivo do QSP * Saiba mais                

fevereiro 26, 2021


Auditoria Baseada em Riscos (ABR) é um termo bastante utilizado no mundo todo, mas ainda muito mal compreendido. O paper atualizado que disponibilizamos neste post visa apresentar a abordagem do QSP para a ABR, bem como fornecer as diretrizes essenciais sobre como entendê-la e colocá-la em prática.

More...

O foco do trabalho dos auditores internos (de todas as áreas: Controladoria, Finanças, Compliance, Security, Qualidade, Segurança e Saúde, Meio Ambiente, etc.) tem mudado bastante nas duas últimas décadas. Atualmente, sobretudo por razões de custo e eficácia, a ênfase está na Auditoria Baseada em Riscos. 

O paper a seguir está fundamentado no Manual “Como implementar a Auditoria Baseada em Riscos nas organizações: uma abordagem inovadora”, que é parte integrante do material didático do tradicional curso do QSP de Capacitação em Gestão de Riscos e Auditoria Baseada em Riscos, voltado à implantação das diretrizes da norma ISO 31000 nas empresas.

Para facilitar a leitura, clique aqui ou no botão superior do visualizador.

Como avaliar a Maturidade da Gestão de Riscos de sua organização?

Conforme destacado no paper e visando uniformizar o entendimento, no QSP definimos Maturidade da Gestão de Riscos (ou simplesmente Maturidade de Riscos) como sendo o "grau de adoção e aplicação, por parte da direção, de uma abordagem de Gestão de Riscos robusta, conforme planejada, em toda a organização, a fim de identificar, avaliar, decidir sobre respostas e relatar oportunidades e ameaças que afetam a consecução dos objetivos da organização".

Para auxiliar na avaliação inicial da Maturidade de Riscos de uma organização, de uma forma simples e rápida, o QSP desenvolveu o Aplicativo ISO 31000, que pode ser obtido gratuitamente ou adquirido por aqui.

Veja também:

Tire Suas Dúvidas *** Fale Conosco

Nome
E-mail
Mensagem
0 of 350
>