Sicredi: rumo a um sistema integrado de gestão de riscos

Francesco De Cicco

Diretor Executivo do QSP * Saiba mais                

julho 5, 2021


Neste artigo, apresentamos aspectos centrais sobre as cooperativas de crédito e, principalmente, sobre o atual posicionamento estratégico do Sicredi em termos de desenvolvimento sustentável e de gestão de riscos. Destacamos também a parceria do Sicredi com o QSP, por meio da qual dezenas de profissionais da instituição estão sendo capacitados e certificados na norma ISO 31000.

More...

Bancos, cooperativas ou startups?

Na internet, existem diversos sites que explicam as principais características e diferenças entre bancos tradicionais, cooperativas e startups (fintechs), para você, leitor, saber mais precisamente onde está depositando e investindo seu dinheiro. A imagem a seguir sintetiza bem tais características e diferenças... 

Clique na imagem para uma melhor visualização.

Bancos, cooperativas ou startups

O Sicredi

O Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) é a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, com mais de 5 milhões de associados* atualmente.

(*) Associado é toda pessoa física ou jurídica que abre uma conta em uma das cooperativas do Sicredi e investe uma pequena quantia, chamada de capital social. 

O Sicredi é um sistema de 3 níveis, formado por mais de 100 cooperativas filiadas, cinco centrais regionais, uma confederação, uma fundação e um banco cooperativo e suas empresas controladas.

Todas essas entidades adotam um padrão operacional único. A atuação em sistema permite ganhos de escala e aumenta o potencial da instituição para competir em um mercado no qual estão presentes grandes conglomerados financeiros.

As cooperativas são detentoras de 100% do capital da Sicredi Participações S.A. (SicrediPar), sendo ela acionista majoritária do Banco Cooperativo Sicredi, com cerca de 70% das ações (visualize aqui a estrutura de governança do Sicredi).

Posicionamento estratégico do Sicredi

Alinhado às demandas por uma sociedade mais justa e sustentável, o Sicredi lançou recentemente sua nova campanha institucional, que visa destacar o propósito da instituição de 'Construir Juntos uma Sociedade mais Próspera', colocando o cooperativismo de crédito como uma alternativa dentro do Sistema Financeiro Nacional. 

Norteada pelo mote 'Existe alternativa, escolha o Sicredi. Onde seu dinheiro rende um mundo melhor', a campanha tem abrangência nacional e conta com filmes veiculados na TV aberta, anúncios em jornais impressos e online, rádios e redes sociais, entre outras mídias. 

No rápido vídeo que apresentamos a seguir, o leitor do nosso blog poderá conhecer o filme-manifesto dessa nova campanha do Sicredi, focada no desenvolvimento sustentável (e, implicitamente, na gestão de riscos aos objetivos da instituição e de suas partes interessadas).

Sustentabilidade e Gestão de Riscos

Um dos direcionadores de sustentabilidade do Sicredi tem por objetivo "ampliar o entendimento dos colaboradores e associados sobre como a sustentabilidade afeta o nosso negócio e a tomada de decisão, aproveitando as oportunidades e melhor gerenciando os nossos riscos".

No Relatório de Sustentabilidade de 2020 da instituição, mostrado a seguir, a Gestão de Riscos Socioambientais é bastante enfatizada e explicada em detalhes ao longo do documento.

Para facilitar a leitura, clique aqui ou no botão superior do visualizador.

Estrutura de Governança

Conforme destacado no relatório acima, os associados ao Sicredi estão "envolvidos ativamente na gestão do negócio por meio da participação nas assembleias das cooperativas, onde são eleitos os representantes e decididos os rumos do negócio".

O Conselho de Administração da SicrediPar* representa as centrais e cooperativas e, portanto, seus associados, sendo o órgão responsável por coordenar as decisões estratégicas do Sistema.

(*) SicrediPar é a holding que controla o Banco Cooperativo Sicredi e coordena as decisões estratégicas do Sistema.

Na imagem abaixo, é possível visualizar toda a estrutura de governança do Sicredi com as devidas explicações (clique aqui ou na imagem para expandi-la).

SICREDI_Estrutura de Governança

Parceria com o QSP

De agosto de 2020 a junho de 2021, o QSP ministrou para profissionais do Sicredi mais de 180 horas de treinamento em Gestão de Riscos e Auditoria Baseada em Riscos (ISO 31000) e na norma IEC 31010 sobre Técnicas de Avaliação de Riscos.

Até agora, foram capacitados mais de 60 profissionais, que também participaram do Exame Nacional para a obtenção da Certificação Profissional Internacional na ISO 31000. A maioria deles já se juntou ao seleto grupo de profissionais certificados no Brasil!  

Nossos especiais agradecimentos a todos que têm colaborado para o sucesso da parceria Sicredi-QSP!


Tire Suas Dúvidas *** Fale Conosco

Nome
E-mail
Mensagem
0 of 350
>