Comente a nova versão DIS da ISO 31000 de Gestão de Riscos

Francesco De Cicco

Diretor Executivo do QSP * Saiba mais                

abril 6, 2017


The proposed new version of the ISO 31000 standard on risk management is available here. Comments can be sent to G31000 – the Global Institute for Risk Management Standards.

Comments (in English only) on the proposed ISO/DIS 31000:2017 can be sent until 25 April 2017 through: https://www.research.net/r/ISODIS31000.

[Deadline has expired]

Novos caminhos

Desde 2009, uma norma internacional (a ISO 31000 e seus “irmãos siameses” – a ISO/IEC 31010 e o ISO Guia 73), publicada em mais de 60 países, tem apontado novos caminhos para a Gestão de Riscos, dentre os quais se destacam:

  • nova definição e visão do que é risco (a gestão de riscos não só protege, mas também cria valor);
  • terminologia única e consistente;
  • propósito claro: a gestão de riscos consiste essencialmente em melhorar a tomada de decisões frente às incertezas, de modo a tornar mais provável que as ações subsequentes contribuam, tanto quanto possível, para a realização dos objetivos da organização;
  • princípios, estrutura e processo para gerenciar riscos coerentemente compreensíveis;
  • envolvimento apropriado e oportuno das partes interessadas e, em particular, dos tomadores de decisão, em todos os níveis da organização;
  • orientações esclarecedoras sobre a seleção e aplicação de técnicas sistemáticas para o processo de avaliação de riscos;
  • gestão de riscos sem qualificativos e letrinhas (por exemplo: não utiliza expressões como “gestão de riscos corporativos”, ou acrônimos de 3 letras como ERM, GRC e dezenas de outros…).

E o QSP, o que tem feito?

A experiência do QSP em Gestão de Riscos vem desde a sua fundação, há mais de 25 anos, tendo sido alavancada a partir desta iniciativa histórica, lançada em 2003.

Este ano preparamos o vídeo a seguir (que já está com mais de 35.000 visualizações (!) no YouTube), o qual apresenta o portfólio dos atuais produtos e serviços do QSP na ISO 31000 de Gestão de Riscos e suas aplicações…

Não perca NOSSOs próximos posts e Notícias

>