ISO 37000: novo referencial mundial para a Governança de Organizações

Francesco De Cicco

Diretor Executivo do QSP * Saiba mais                

setembro 20, 2021


A recém-publicada norma internacional ISO 37000 é o primeiro referencial mundial para a Governança de Organizações. Conheça a seguir o novo 'benchmark' e baixe a apresentação - e saiba como as funções de Gestão de Riscos, Controles Internos, Compliance, Auditoria Interna e outras podem ser desempenhadas de forma integrada em uma organização.

More...

Segundo a Dra. Victoria Hurth, coorganizadora do grupo de especialistas da ISO que desenvolveu a norma (do qual o Brasil também participa), “estamos entrando rapidamente em um novo paradigma de governança, onde as partes interessadas estão exigindo uma governança altamente eficaz para impulsionar e garantir um valor genuinamente sustentável de longo prazo. A ISO 37000 é a primeira norma de consenso global sobre governança, aplicável a todas as organizações, em todos os países. Ela pode servir como modelo para os órgãos diretivos das organizações navegarem pela complexidade dos dias atuais, a fim de que possa ser alcançado um propósito de alto desempenho, de forma sustentável, ética e socialmente responsável”.

A ISO 37000:2021 define boa governança como um sistema baseado em pessoas por meio do qual uma organização é dirigida, supervisionada e responsabilizada, para atingir seu propósito de maneira ética e responsável.

A norma esclarece, de forma integrada, as distintas funções (Gestão de Riscos, Controles Internos, Compliance, Auditoria Interna, entre outras) que os órgãos diretivos e a administração desempenham em uma organização, e estabelece uma linguagem, princípios e práticas comuns que se aplicam a todos os tipos de empresas e instituições ao redor do mundo.

Baixe a apresentação que preparamos

Preparamos a apresentação a seguir para que os nossos leitores possam entender os pontos centrais da nova ISO 37000:2021, incluindo a pré-visualização da norma original.

Para facilitar a leitura, clique aqui ou no botão superior do visualizador.

A ISO 37000 foi desenvolvida pelo comitê técnico ISO / TC 309, Governance of organizations, cuja secretaria é mantida pela BSI - British Standards Institution, órgão nacional de normalização do Reino Unido.

Mantenha-se Atualizado

Cadastre-se para acompanhar as novidades da plataforma ISO31000.net e para receber informações em 1ª mão sobre Gestão de Riscos, Auditoria, Compliance e QSMS.

Tire Suas Dúvidas *** Fale Conosco

Nome
E-mail
Mensagem
0 of 350
>