40 anos! Livro: ‘Introdução à Engenharia de Segurança de Sistemas’

Francesco De Cicco

Diretor Executivo do QSP * Saiba mais                

julho 23, 2019



Em 1979, dois jovens engenheiros, Francesco De Cicco e Mario Luiz Fantazzini, cursando pós-graduação em Administração, tiveram o privilégio de trazer para o Brasil os conceitos e as principais técnicas da Engenharia de Segurança de Sistemas, que, até hoje, estão em evidência na Gestão de Riscos e são aplicados para inúmeros objetivos e em diversos setores de atividade.

More...

O livro 'Introdução à Engenharia de Segurança de Sistemas' que escreveram, contendo apenas 113 páginas, foi imediatamente aceito e publicado pela Fundacentro, tornando-se desde então uma das referências nos Cursos de Especialização de Engenheiros de Segurança do Trabalho, em trabalhos acadêmicos e projetos de empresas (no Google, há mais de 16.600 resultados com o termo completo "Introdução à Engenharia de Segurança de Sistemas"...).

Atualmente, o conteúdo do livro é parte integrante do Manual 'Tecnologias Consagradas de Gestão de Riscos', publicado pela Risk Tecnologia Editora.

Para comemorar os 40 anos de sua publicação, trazemos para os leitores do blog algumas imagens do livro original, reproduzidas a seguir.

Clique nas imagens para uma melhor visualização - afinal, foram feitas a partir de uma publicação impressa há 40 anos... ;-)

Capa da 1ª Edição

IESS_capa da 1ª edição

Capa da 2ª e 3ª Edições

IESS_capa da 2ª ª e 3edições

Catalogação bibliográfica

IESS_catalogação bibliográfica

Agradecimentos (não poderiam faltar...)

IESS_agradecimentos

Sumário

IESS_sumário1

Sumário (cont.)

IESS_sumário2

Sumário (cont.)

IESS_sumário3

Prefácio 

IESS_prefácio1

Prefácio (cont.)

IESS_prefácio2

Exemplo de Série de Riscos (e Perigos) - ferramenta que deu origem a uma das mais utilizadas técnicas da atualidade para a visualização de riscos e para a análise e gestão de controles (ou barreiras): a Análise BowTie (*).

Série de Riscos e Perigos


Tire Suas Dúvidas *** Fale Conosco

Nome
E-mail
Mensagem
0 of 350
>