PREPARAÇÃO DE
FACILITADORES DE RISCOS

O objetivo deste Curso de Preparação de 'Facilitadores de Riscos', exclusivo do QSP, é treinar os participantes para que possam atuar como facilitadores na condução do Processo de Avaliação de Riscos em suas organizações, bem como na seleção de ferramentas e técnicas de Risk Assessment, conforme a norma internacional ISO/IEC 31010, aplicáveis tanto a empresas privadas como a órgãos da administração pública.

TREINAMENTO REALIZADO SOMENTE NA MODALIDADE IN COMPANY.

Programa

O Curso de Preparação de 'Facilitadores de Riscos' é desenvolvido na empresa, em 4 dias (32 horas) de atividades essencialmente práticas, abrangendo os seguintes tópicos:

- Visão geral da norma ISO/IEC 31010:2009 – Gestão de riscos - Técnicas para o processo de avaliação de riscos.
- O Processo de Risk Assessment (Processo de Avaliação de Riscos): identificação, análise e avaliação de riscos; documentação; monitoramento e análise crítica do Processo de Avaliação de Riscos; aplicação do Risk Assessment durante as fases do ciclo de vida de atividades, projetos e produtos.
- A facilitação de riscos na organização: finalidade e benefícios; percepção do risco e proprietários do risco.
- O “facilitador de riscos”: características e habilidades; papel e responsabilidades; regras gerais de facilitação de riscos.
- Oficinas de trabalho (workshops) sobre riscos: preparação, execução e atividades posteriores; a técnica de moderação por cartelas.
- Armadilhas potenciais e como superá-las. Dez “regras de ouro” para os facilitadores de riscos.
- Comparação e seleção de ferramentas e técnicas de Risk Assessment: fatores que influenciam a seleção; disponibilidade de recursos; natureza e grau de incerteza; complexidade dos riscos; tipos e categorias de técnicas de avaliação de riscos.
- Visão geral, uso, entradas, processo, saídas, pontos fortes e limitações das ferramentas e técnicas de avaliação de riscos relacionadas a seguir e apresentadas em detalhes durante o curso, com foco no papel do “facilitador de riscos”:

* Brainstorming
* Entrevistas Estruturadas ou Semiestruturadas
* Técnica de Delphi
* Análise Preliminar de Perigos (PHA)
* Técnica Estruturada de What-If (SWIFT)
* Análise de Cenários
* Análise de Modos de Falha e Efeitos (FMEA/FMECA)
* Análise de Árvore de Falhas (FTA)
* Análise de Árvore de Eventos (ETA)
* Análise de Causa-Raiz (RCA)
* Avaliação da Confiabilidade Humana (HRA)
* Análise da Gravata Borboleta (Bow-Tie Analysis)

Importante: São fornecidos aos participantes modelos, templates e demonstrativos de aplicativos, conforme apropriado, das ferramentas e técnicas apresentadas no curso.

Para saber sobre investimento, atestado de exclusividade, etc., FALE CONOSCO!


Mantenha-se atualizado

Cadastre-se para acompanhar as novidades da plataforma ISO31000.net e para receber informações em 1ª mão sobre Gestão de Riscos, Auditoria, Compliance e QSMS.

Compartilhe