Um caso exemplar de ‘Business Intelligence’ na Gestão de Riscos

Business Intelligence na GR

Convidei o sr. Antônio Carlos Bastos d' Almeida, Gerente da Assessoria de Riscos da FORLUZ (fundo de pensão dos empregados da Cemig), para relatar para os nossos leitores o case de sua instituição, recém-apresentado no Congresso da ABRAPP.

Não deixe de ler - e baixar - a apresentação deste caso exemplar de aplicação da ISO 31000 de Gestão de Riscos!

More...

O Relato da Forluz 

"Durante o 38º Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada, realizado em São Paulo nos dias 04, 05 e 06 de outubro deste ano, a Fundação Forluminas de Seguridade Social (Forluz) teve a oportunidade de apresentar sua experiência com a implantação de uma ferramenta de Business Intelligence – BI para a gestão de riscos. 

Vale salientar que esse Congresso é considerado o maior evento do gênero no mundo, o que demonstra a força desse segmento no Brasil.

A experiência da Forluz com a ferramenta de BI decorreu de um projeto ainda maior, envolvendo o processo de implantação de seu Sistema de Gestão de Riscos em conformidade com os requisitos da norma QSP 31000:2016.

Concluído em dezembro de 2016, o sistema de gestão visava a assegurar processos organizacionais mais consistentes e transparentes, elevando a confiança de participantes e patrocinadoras na gestão do ativo e do passivo dos planos de benefícios e, reforçando tudo isso, a Forluz procurou e obteve, em julho de 2017, a declaração de conformidade de sua gestão de riscos, emitida pelo Bureau Veritas Certificatioe baseada nas diretrizes da norma NBR ISO 31000:2009.

O projeto de implantação do Sistema de Gestão de Riscos teve início com um diagnóstico preliminar realizado pelo QSP – Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade, em dezembro de 2015.

Durante todo o ano de 2016, o ambiente da Forluz foi preparado para a implantação de seu Sistema de Gestão de Riscos, o que exigiu revisão e formalização de processos, treinamento de pessoal e disseminação da cultura de gestão de riscos na Fundação.

Em meados de dezembro de 2016, o Sistema de Gestão de Riscos estava oficialmente implantado. Paralelamente, a Forluz desenvolveu outros dois projetos importantes: (i) a internalização dos processos de gerenciamento dos riscos de crédito e de mercado – que era uma atividade terceirizada na Fundação – com a utilização da plataforma Bloomberg; e (ii) a construção de uma ferramenta de BI que possibilitasse a emissão de relatórios de forma mais ágil e segura.

Vale destacar que a preparação de relatórios mensais de monitoramento de riscos demandava, da equipe da Assessoria de Riscos da Forluz, algo em torno de quatro dias de dedicação e era realizada por meio de diversas planilhas eletrônicas. Com a implantação da ferramenta de BI, a escala de tempo de execução desta tarefa passou de dias para horas, liberando tempo da equipe para atividades de análise.

Em junho de 2017, a Forluz estava pronta para receber a primeira visita – de planejamento da auditoria – do Bureau Veritas Certification. A auditoria principal ocorreu logo em seguida, entre os dias 04 a 07 de julho, com a certificação sendo formalizada na semana seguinte.

Por ocasião do Congresso, todo o processo de implantação e de obtenção da certificação do Sistema de Gestão de Riscos da Forluz foi apresentado ao público no Espaço Boas Práticas, destinado à revelação de experiências que, de alguma forma, contribuem para o fomento do Sistema Fechado de Previdência Complementar, por meio de cases relacionados a instrumentos de gestão, campanhas e ações positivas".

Baixe a Apresentação

Em especial deferência aos nossos leitores, a Forluz disponibilizou os slides  apresentados no Congresso, para visualização e download. Confira a seguir.


Nota do QSP

Os serviços de treinamento e apoio técnico do QSP para a implementação nas organizações das diretrizes da norma internacional ISO 31000, bem como de Sistemas de Gestão de Riscos (baseados na nossa norma de referência
QSP 31000:2016), são conduzidos unicamente por profissionais certificados como CT31000 - Certified ISO 31000 Lead Trainer. Saiba mais.

Compartilhe