Capacitação de Auditores de Organismos de Certificação em Gestão de Riscos

Capacitação de Auditores

Com a inclusão do conceito de risco em todas as novas normas ISO de sistemas de gestão, a capacitação e a certificação profissional na ISO 31000 de Gestão de Riscos, especialmente de auditores de organismos de certificação, tornaram-se imperativas.

Digo isso porque, nos últimos tempos, tenho visto inúmeros ‘especialistas’ recém-chegados na Gestão de Riscos e, em particular, na norma internacional ISO 31000, dando às empresas todo tipo de aconselhamento sobre o ‘caminho das pedras’ a ser percorrido para um eficaz tratamento de ‘riscos e oportunidades’ (qualquer dia desses me animo a contar pra vocês as ‘barbaridades’ que tenho lido e ouvido desses ‘especialistas’…).

Será que eles e elas sabem mesmo o que estão recomendando? Para as organizações certificadas nas normas ISO, a resposta a essa pergunta passa necessariamente pela qualificação adequada dos auditores dos organismos de certificação, que, afinal, irão avaliar a conformidade dos sistemas de gestão ISO 9001:2015, ISO 14001:2015, etc. dessas organizações, a fim de dar maior confiança a clientes e outras partes interessadas…

Capacitação e certificação de auditores

Cumprindo o seu papel institucional, o QSP se propôs a desenvolver um treinamento específico, visando à capacitação e certificação profissional (internacional) na ISO 31000 de Gestão de Riscos dos auditores dos OCs.

Antes que alguém nos considere presunçosos, quero lembrar que a experiência do QSP em Gestão de Riscos vem desde a sua fundação, há mais de 25 anos, tendo sido alavancada a partir desta iniciativa histórica, lançada em 2003!

Um curso especial

Tenho, portanto, a satisfação de anunciar o lançamento do Curso de Capacitação de Auditores de Organismos de Certificação em Gestão de Riscos – ISO 31000.

É um curso especial, destinado exclusivamente a tais auditores (na inscrição, os participantes deverão comprovar seu vínculo com o organismo de certificação no qual atuam). O treinamento será ministrado em 3 sábados consecutivos, no 2º semestre deste ano.

O curso visa a capacitar os auditores:

  • a terem um entendimento comum dos requisitos relacionados à Gestão de Riscos nas novas normas ISO de sistemas de gestão;
  • a se tornarem Profissionais Certificados na ISO 31000 de Gestão de Riscos – C31000 (Certified ISO 31000 Risk Management Professional).

A Certificação Internacional será concedida pelo Global Institute for Risk Management StandardsG31000 aos participantes aprovados no Exame.

Para facilitar, o investimento (incluindo o Exame) poderá ser parcelado em até 10 vezes sem juros.

A página com mais informações sobre o curso pode ser acessada por aqui.

Boa sorte a todos!

Compartilhe