Administração Pública
ISO 31000 - Capacitação em Gestão de Riscos e
Auditoria Baseada em Riscos

O principal objetivo deste curso, exclusivo do QSP, é capacitar os participantes no entendimento do processo para a identificação de oportunidades e ameaças aos objetivos da instituição e para a aquisição de uma base sólida de informações para a tomada de decisões nos diferentes órgãos e níveis da Administração Pública do Brasil, tanto no âmbito federal como no estadual e municipal.

Não deixe de ler o post: Gestão de Riscos, Auditoria e Controles Internos viraram lei!, em referência à Lei nº 13.303, de 30/6/2016 (regulamentada pelo Decreto nº 8.945, de 27/12/2016), e à Instrução Normativa Conjunta CGU/MP n.º 1, de 10/5/2016.

TREINAMENTO REALIZADO SOMENTE NA MODALIDADE IN COMPANY.

Solicite o Atestado de Exclusividade do QSP.

Programa

- Benefícios e aplicações da Gestão de Riscos no setor público.
- Conceitos básicos, termos e definições.
- Introdução à ISO 31000:2009: escopo, princípios, estrutura e processo de Gestão de Riscos.
- Componentes da estrutura para gerenciar riscos. Mandato e comprometimento. Concepção da estrutura para gerenciar riscos. Implementação da Gestão de Riscos. Monitoramento e análise crítica da estrutura. Melhoria contínua da estrutura.
- Elementos principais do processo de Gestão de Riscos: comunicação e consulta, estabelecimento do contexto, identificação de riscos, análise de riscos, avaliação de riscos, tratamento de riscos, monitoramento e análise crítica.
- Atributos de uma Gestão de Riscos avançada.

- O que é a ABR - Auditoria Baseada em Riscos?
- Implementação da ABR em 3 estágios: Avaliação da "Maturidade de Riscos" da organização; Elaboração do plano de auditorias periódicas; Realização de auditorias individuais de garantia.
- Universo de Auditorias.
- Universo de Riscos e de Auditorias.
- Diretrizes para relatar as conclusões da auditoria.
- Introdução à utilização da norma internacional ISO/IEC 31010:2009 - Gestão de Riscos - Técnicas de Avaliação de Riscos (seleção de ferramentas e técnicas qualitativas, semiquantitativas e quantitativas aplicáveis ao processo de avaliação de riscos).
- Sistema Evolutivo QSP de Gestão de Riscos e a norma auditável QSP 31000:2016 - Sistemas de Gestão de Riscos - Requisitos. Estudo de caso real.

Atividades e Avaliação

=> Atividades Práticas: preparação de análises de riscos de processos e sistemas; planejamento do monitoramento de riscos (controles); aplicação da metodologia para avaliação da maturidade da Gestão de Riscos da instituição; elaboração de testes e de relatórios de auditoria.
=> Avaliação contínua dos participantes durante o curso e Exame Final.

Manuais Exclusivos

Para saber sobre investimento, atestado de exclusividade, etc., FALE CONOSCO!


Mantenha-se atualizado

Cadastre-se para acompanhar as novidades da plataforma ISO31000.net e para receber informações em 1ª mão sobre Gestão de Riscos, Auditoria, Compliance e QSMS.

Compartilhe